#header-columna-contenedor {clear:both;} .header-columna {padding: 8px;}

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A hidrofobia e o zumbi : será este apocalipse uma utopia ?

Os Rhabdovírus do gênero Lyssavirus é responsável por causar a doença infecciosa e fucinorosa chamada Hidrofobia,vulgarmente denominada raiva, que ocorre tanto em seres humanos como em animais domésticos ,também conhecida por seu formato de “bala de revolver”.Possue um genoma de RNA-linear, não-segmentado, de polaridade negativa que o torna altamente mutável (a doença não se alastra nem pelo ar nem pela água, somente de indivíduo para indivíduo, por isso sempre foi muito temida).
O vírus penetra pelo ferimento da vítima, chegando rapidamente às terminações nervosas, onde inicia uma longa jornada pelo sistema nervoso até chegar ao cérebro. Esse período, pode levar de poucas semanas à dois anos ,duas semanas é o período de incubação da doença, sem sintomas,enfim,o indivíduo pode propagar o vírus, por qualquer fluido corporal, embora com mais dificuldade. Ao chegar no cérebro ele aflige quase todas as sinapses , uma vez no cérebro ,se ínicia a fase mais perigosa .
Para que a hidrofobia se torne um virus zumbi,a "fúria" do infectado, já que essa não se apresenta muito em humanos, mas, tendo em vista que vírus atinge o cérebro, não seria uma coisa muito difícil de acontecer.A hipersensibilidade também deve ser considerada, já que um zumbi que cai no chão, em espasmos, ao simples grito, também não é um zumbi muito perigoso.
Posto isso, que uma forma mais "branda" da doença, porém mais danosa à áreas específicas do cérebro poderia se tornar a raiva-z.
Uma vez no cérebro o z-vírus afetaria, principalmente, áreas ligadas ao controle das emoções, isso, associado ao aumento da atividade glandular, principalmente a tireóide, produtora de hormônios importantes (doenças da tireóide são geralmente associadas ao descontrole emocional) e as supra-renais, produtoras de adrenalina (a raiva altera a atividade do sistema nervoso autônomo, causando o excesso de trabalho de algumas glândulas ), provocando acessos de fúria assassina e brutal no infectado.
As diferenças entre um infectado pela z-vírus e um zumbi clássico não são muitas, porém são distintas. A principal delas é a mortalidade do invólucro zumbi (zumbis são ressucitados após a morte, o infectado é um vivo acometido por uma enfermidade), enquanto zumbis só podem ser mortos, em tese, pelo rompemento do sistema nervoso central, seja por decaptação, lesão séria na base da mesma ou destruição dela, um infectado morreria como um ser humano qualquer . Outra diferença importante é a letargia, zumbis são lerdos, mas um infectado teria a mesma agilidade de um humano (considerando-se as limitações de cada um, e uma possível debilitação, devido à doença).      
A força também seria um problema, já que uma pessoa descontrolada pode apresentar uma força sobrehumana.Portanto não prenda-se aos estereótipos apresentados pelos filmes.
Em teoria, é possível ,embora extremamente difícil criar um vírus híbrido de raiva e gripe usando técnicas modernas de engenharia genética.
“Sim, eu poderia imaginar um cenário onde você mistura raiva com um vírus de gripe para conseguir transmissão aérea, com sarampo para provocar mudanças de personalidade, com encefalite para cozinhar o cérebro com febre, o que aumentaria ainda mais a agressividade e, jogar um pouco de ebola para dar algumas hemorragias internas. Combine tudo isso e você terá algo semelhante a um vírus-zumbi” (Samita Andreansky, virologista da Universidade de Miami).
“Mas a natureza não permite que as coisas aconteçam ao mesmo tempo. O que provavelmente conseguiríamos é um vírus morto.”



2 comentários:

  1. Eu realmente acredito na possibilidade de virus com mutações similares a que vemos nos filmes zumbis. Quer dizer, as companias farmaceuticas utilizam grupos de testes, não aquele de ratinhos, em humanos mesmo. Nada me garante que com tantas vacinas e curas, aconteçam alterações em nossos corpos que provoquem reações assim. Talvez um apocalipse zumbi esteja meio longe de acontecer, mas quem sabe estas mutações ja não estejam acontecendo nos laboratorios?

    ResponderExcluir